quinta-feira, 15 de março de 2012

Amar é... (Parte 1)

Amar é... 
Miguel Garcia

Como seria simples se pudéssemos satisfazer os anelos de toda a condição humana, em segurança, no quarto de dormir! Como seria conveniente que a parceira(o) fosse Deus(a), onipotente para apoiar nossos anseios, abarcando tudo para podermos fundir nossos desejos nela (e) – mas é impossível -  Becker

Amar é tentativa desesperada de solu-cio-nar problemas da espécie bipartida. 
Amar é meter-se em situação impossível pelas próprias mãos. 
Amar é fruto da necessidade de sentir-se heroico - saber que sua vida tem importância no plano geral das coisas, da necessidade de ser especialmente bom para alguém realmente especial. 
Amar é englobar-se em algo “superior”, num significado que absorva o eu da pessoa em confiança e gratidão. 
Amar é investir na “solução” romântica. 
Amar é fixar o impulso de ser o centro das atenções, em outra pessoa, sob a forma de objeto de amor. 
Amar é buscar autoglorificação num parceiro (a) amoroso, é quando esse último torna-se o ideal divino no qual a própria vida "encontra" realização. 
Amar é quando todas as necessidades espirituais e morais passam a ser focalizadas em um individuo. 
Amar é quando a espiritualidade que, outrora se referia a outra dimensão das coisas (O Sagrado), é agora trazida para a terra e recebe a forma de outro ser humano.  
Amar é quando a própria salvação não é mais atribuída a uma abstração como Deus, mas pode ser procurada “na beatificação do outro”. 
Amar é quando se vive uma cosmologia de dois. 
Amar é quando o parceiro humano absorve em si a dimensão inteira do divino. 
Amar é deificar o objeto amoroso. 
Amar é crer no que as canções românticas dizem à respeito do amado: que ele é a primavera, o fulgor dos anjos, com olhos como estrelas, que a experiência do amor será divina, como no céu. 
Amar é ouvir ecos da fome de uma experiência real nas canções românticas - o reflexo de um sério anseio emocional da criatura. 
Amar é enxergar perfeição divina no objeto amoroso - é quando o próprio eu da pessoa sente-se elevado ao juntar destinos. 
Amar é sentir-se de posse da máxima medida possível para atingir o ideal de exorcizar todos os conflitos e contradições interiores e ainda os muitos aspectos de culpa. 
Amar é a tentativa de purgar-se  em uma consumação perfeita na própria perfeição. 
Amar é uma verdadeira “justificação moral do outro”. 
Amar é o projeto de realizar o impulso de auto expansão no objeto amoroso tal como outrora foi realizado em Deus: “Deus como... representação de nossa própria vontade não resiste a nós exceto quando nós mesmos o queremos e, tampouco nos resiste a amada (o) que, ao ceder os nossos caprichos, se sujeita à nossa vontade. 
Amar é quando o objeto do amor é Deus. 
Amar é quando o Meu amor é meu Deus; se ele me aceita, minha existência ganha utilidade. 
Amar é quando o relacionamento amoroso se torna um problema religioso; é quando em sua melhor condição, o “amor” ou paixão romântica reivindica divindade e, em sendo o "amor" bem sucedido nesse intento, transforma-se num demônio que devora os corações dos amantes e por fim da cabo de si mesmo.

Vassum Crisso

Nenhum comentário: