quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gandhi crístico... Cristo gandhico...

Gandhi crístico... Cristo gandhico...!

“Não terei medo de ninguém sobre a terra.
Temerei apenas a Deus.
Não terei má vontade para com ninguém.
Não aceitarei injustiças de ninguém.
Vencerei a mentira pela verdade,
e na minha resistência à mentira
aceitarei qualquer tipo de sofrimento”

“Se o homem põe a sua atenção nos objetos dos sentidos,
sente-se por eles atraído.
Da atração nasce o desejo;
do desejo a perturbação dos sentimentos;
da perturbação dos sentimentos o erro;
do erro a confusão do pensamento e a ruína da razão;
e da ruína da razão nasce a morte”.

“Caro amigo, antes de iniciar meu ato de desobediência, com todos os riscos que sempre temi enfrentar durante todos estes anos, quero ter a alegria de
me aproximar de vós para buscar uma saída. As minhas convicções me proíbem
que eu faça sofrer qualquer coisa que tenha vida, e muito menos seres humanos,
ainda que eles tenham causado os maiores sofrimentos a mim e aos meus.
Embora considere o domínio britânico uma maldição, não pretendo prejudicar
um único inglês...
“E por que considero o domínio britânico uma maldição? Ele empobreceu
milhares de criaturas, por meio de um sistema de exploração progressiva, bem
como por meio de uma administração militar e civil ruinosamente dispendiosa,
que o país nunca poderá suportar. Ela corroeu os fundamentos da nossa cultura.
E minha impressão é que nunca houve, por parte do Império Britânico,
qualquer intenção de nos conceder liberdade, num futuro imediato”.

Gandhi 

Vassum Crisso!

Nenhum comentário: