terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Conheça seu mundo!

Conheça seu mundo!
Miguel Garcia

O fascinio que ele (guru religioso - homem de 'deus' - filho do "céu") exerce sobre os demais, é um reflexo da fatal condição humana - condição simplesmente excessiva para um animal suportar - esmagadora. Existe um medo global de viver e também de morrer - "medo do universo", da infância - receio de emergir - de concretizar a própria individualidade independente - medo da própria vida e experiência:


" O adulto pode ter medo da morte e do sexo, mas a criança tem medo da própria vida." O. Rank


Existe um medo global à liberdade - medo de sair do embutimento - trauma do nascimento - do aparecimento e, se o universo é fundamental e em sua totalidade aterrorizante para as percepções do animal humano, como poderia este ousar sair para ele confiantemente? Daí a incessante busca por alívio através da transferência, que é despir-se do poder e colocá-lo nas mãos do Outro, daí o fascínio pela pessoa central - por um chefe - um guru religioso e ou psicológico.
A essência da transferência é a doma do terror. Realisticamente o universo contém um poder avassalador. Para além de nós, percebemos o caos e, sem condições para lidar com esse poder inacreditável, dotamos certas pessoas com ele (líderes religiosos e outros). Toma-se o deslumbramento e terror naturais e focalizá-os em seres individuais, o que permite encontrar a força e o terror concentrados em um único lugar ou pessoa, em vez de espalhados por todo um universo caótico. Uma vez dotado dos poderes transcendentes do universo, o objeto transferencial agora possui, por si mesmo, o poder de controlá-los, comandá-los e combatê-los. O objeto transferencial passa a corresponder para o indivíduo às grandes forças biológicas da natureza, a quem o ego se vincula emocionalmente e que, então, formam a essência do destino do homem e dele próprio. Graças à esse meio, a pessoa passa a ter "controle sobre sua sina". 
Como poder definitivo, quer dizer, poder sobre a vida e a morte, a pessoa pode, agora, aparecer com segurança em relação ao objeto transferencial. O objeto torna-se seu lugar de "funcionamento seguro". Tudo o que ela tem a fazer é conformar-se da maneira que puder; conciliá-lo se ele se torna terrível; usá-lo serenamente para as atividades diárias automáticas.
Engano emocional, a transferência? Auto-engano intrapsíquico, ou experiência do outro como o mundo inteiro da própria pessoa.

Ins-pirado em Backer, Rank e outros bichos!

Vassum Crisso

Nenhum comentário: