sábado, 19 de dezembro de 2009

Ai de vocês mulheres!


Ai de vocês mulheres!
Miguel Garcia


“Não há homens sérios, espirituais e compenetrados. Não há um de nós que se alce ao sublime. Dizemos coisas inconsequentes, fazemos coisas fora de propósito e rimos de coisas impróprias. Essa leviandade faz parte do segredo comum que torna os homens freqüentemente repugnantes e ocasionalmente irresistíveis.” 
Ai de vocês mulheres!
“A teologia é um exercício intelectual, uma manobra de idéias, um jogo expansionista cujo objetivo é anular a posição do antagonista. A proposta da teologia não é apenas fixar, tabular e estabelecer limites para a imponderável verdade espiritual; seu objetivo declarado é vencer, derrubar, eliminar a oposição pela manobra rasteira do convencimento. Essa sua qualidade de “jogo de quem é mais forte” (ou, no caso, “quem está mais certo”) mantem-na, irremediavelmente, no terreno dos interesses masculinos.” 
Ai de vocês mulheres!
... ”é preciso reconhecer que escrever teologia é tradicionalmente a atividade de homens que não estão fazendo sexo”... 
Ai de vocês mulheres!
... “a teologia é o esforço masculino de demonstrar que a verdadeira espiritualidade implica em afastamento do mundo real; daí a abstinência, daí a assepsia das idéias, daí o caráter infantilmente selado das discussões, das quais só podem efetivamente participar os iniciados na adequada gnose.” 
Ai de vocês mulheres que:
“Não acham necessário contrastar a vida cristã com o que quer que seja muito menos com algo tão desejável e natural quanto o sexo ou os demais embaraços e delícias da realidade física.” P. Brabo 
Ai de vocês mulheres que:
“.. sabem que a espiritualidade não é coisa a ser cultivada na cabeça, mas no coração; não é atividade que se desenrole no palco das idéias, mas nos bastidores das atitudes. “ 
Ai de vós mulheres que vivem, enquanto os homens se ocupam de teologia.
Ai de vocês mulheres que:
... ”apostaram consistentemente na ideia de que, se havia algo de relevante na herança de Jesus, isso se manifestava em pés empoeirados, em abraços, em unhas sujas, em panelas de comida, em manchas difíceis de sair, em cafunés, em consolos, em longas conversas na madrugada, na cabeceira dos doentes, na limpeza das secreções, em lágrimas, na confecção de presentes, na sustentação de relacionamentos, na cura de doentes, nas visitas aos esquecidos, no repartir do pão, no sorriso dividido, no dilema de consciência, na intimidade da cama, na companhia silenciosa, na ausência impensável.” 
Ai de vocês mulheres!
... “O espírito realmente dotado e livre procura desviar-se da família como instrumento de procriação característico.” Becker
Ai de vocês mulheres!
... “se o gênio vai seguir ao pé da letra um projeto em causa própria, ele se depara com uma vasta tentação: desviar-se da mulher e do papel ditado pela espécie a seu próprio corpo. É como se raciocinasse:” Não existo para ser usado como um instrumento de procriação física no interesse da raça; minha individualidade é tão total e integral que incluo meu corpo num projeto em causa própria. E assim o gênio pode experimentar procriar-se espiritualmente através da ligação com rapazes bem dotados, de criá-los à sua própria imagem, e de passar o espírito de genialidade para eles. É como se estivesse procurando duplicar-se exatamente em espírito e corpo. Afinal de contas, qualquer coisa que deprecie o voo livre do talento espiritual da pessoa tem que parecer aviltante. “A mulher já é uma ameaça para o homem em sua corporalidade; basta um curto passo para desvia-se do relacionamento sexual com ela; dessa maneira a pessoa mantém seu centro cuidadosamente impedido de dispersar-se e ser solapado por significados ambíguos.” Becker
A pessoa pode narcisicamente tentar proteger seus significados, abstendo-se do que considera ser uma infidelidade heterossexual.
Ai de vocês mulheres!
A auto-inflação narcisista nega a dependência do corpo feminino, do papel determinado pela espécie para a pessoa e o controle e proteção do poder e significado da individualidade dela mesma.
Ai de vocês mulheres!
Um homem pode manifestar necessidades e atividades sexuais excepcionalmente reduzidas, como se uma aspiração superior o tivesse elevado acima da necessidade animal comum da humanidade, ai de vocês!
Ai de vocês mulheres!
Alguns homens podem despejar toda paixão que possuem num movimento em causa própria - em busca de imortalidade - algo como uma aspiração superior, a qual poderia também incluir razoavelmente um homossexualismo espiritual que não constituiria ameaça como “necessidade animal”.
Ai de vocês mulheres!
“A homossexualidade orgânica obriga a escolha de um parceiro portador do órgão, as outras se satisfazem com um parceiro cuja virilidade é (psíquica).” C. Melman
Ai de vocês mulheres!
Segundo Lacan não existe relação sexual. Homem e mulher nunca se encontram completamente, há sempre um resto – como quando se divide cem por três – e, certamente a existência desse resto – irredutível – faz fracassar toda esperança de complementaridade dos sexos.
Ai de vocês mulheres!
“Uma mulher introduz a falta que faz desejar a outra.” C. Melman
Ai de vocês mulheres!
“Desprezo, porém, esses loucos, persuadidos de que o amor deles está tão completamente justificado que podem de bom grado mofar dos outros amantes; pois, uma vez que o amor se furta a qualquer explicação, todos os amantes se tornam igualmente ridículos.” Kierkegaard
Ai de vocês mulheres!
Ai de vocês,
ai de todos nós!

Nenhum comentário: