quinta-feira, 2 de julho de 2009

Angusti-ante tudo (2)Miguel Garcia
__________________________________Me dei conta de nunca ter ultrapassado os limites da limitada condição de uma criança. Percebo que fui arrastado pelas ondas e má sorte de doutrinas (pressupostos da religião), logo eu que nutria compaixão pelos iludidos do mundo à fora.
Fui traido, empurrado, seduzido por en-si-namentos de pessoas que, hoje sei, mentalmente adoecidas, imaginavam-se salvadores da lavoura humana, não necessária-mente gente falsa - conscientemente defraudadores, auto-enganadas, isto sim, e por conseguinte, doidivanas e até letais para suas vítimas – perdidas e per-ver-tidas em suas convicções fundamentalistas ou não, sempre equivocadas quanto à verdade e quanto ao essencial da vida do animal humano. Só hoje compreendi que uma teoria qualquer ou proposição não se torna mais ou menos objetiva em função de quem a afirma ou defende, mas sim em razão do que ela afirma ou defende, só agora considero todas essas coisas.
Hoje sei do caráter humano como uma mentira “vital”. Hoje sei do equivocado e desastroso culto ao heróico, hoje sei da repressão, castração, analidade, da rivalidade entre irmãos, hoje sei da verdadeira fisionomia do medo da morte, do trágico destino do homem que tem que sobressair, dos disfarces, narcisismo orgânico, da natureza religiosa de toda a criação cultural do animal humano, do problema humano universal, hoje sei (?), e isso é angusti-ante por demais. Vassum Crisso - MG

Nenhum comentário: