sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tocai-o Jackson

Tocai-o Jackson
Consagrado à Michael Jackson
por Miguel Garcia
____________________


Descanse em paz, irmão! Descanse do medo de estar só; do temor à própria grandeza, da saga heróica, da armadura de metal pesada e fria, dos vislumbres em seus momentos mais perfeitos, descanse - de apreciar e emocionar-se ante as possibilidades quase divinas que, por certo, enxergavas nas horas culminantes, descanse do tremor, fraqueza, pasmo e receio ante as mesmíssimas possibilidades.
Não somos fortes o bastante para suportar... Descanse do pavor de concretrizar seus poderes totais, descanse da fuga à plena intensidade no viver... A felicidade delirante não pode ser suportada muito tempo. Nossos organismos são demasiadamente fracos para quaisquer doses exageradas de grandeza, descanse!
Descanse do pânico do mundo - da sensação e deslumbramento, descanse do sobressalto em face da criação, assombro, do milagre dela, do seu mistério e fascínio.
'Never Land', nunca mais. Descanse da ilusão - da verdade insuportável... Abrace o menino. 'Eu acredito em fadas'! Voe!... O mundo tal como é, 'criado do nada', as coisas como são, as coisas como não são, seria demais para podermos aguentar, descanse. Tudo seria demais para suportarmos sem desmaios - sem tremer como uma folha seca - parados num transe em reação aos movimentos, as cores e aos odores do mundo.

Mergulhe no oceano de luz... A-con-teça, meu igual, descanse dos aplausos efêmeros, dos ruídos, dos tons, dos gritos, das horas, do tempo, manhãs, da inveja que admira com infelicidade, descanse dos ensaios, rotinas, repetições infindáveis, descanse da coisa circular, de apelar aos instintos, de alimentar rebanhos ferozes e famintos, de enfrentar predadores, descanse da maquiagem, do ferrão da cor, descanse de empurrar o vento e apenas flutue... Descanse... da visão recalcada do miraculoso, descanse da grande dádiva da repressão. Respire o incompreensível, a beleza total, a majestade de tudo.. Descanse das honrarias e aclamações humanas – falatórios - subproduto e reflexo do terror da morte. Descanse do culto à “coragem” - sentimento de valia heróica, descance dos disfarces, do narcisismo orgânico, do sistema de ações simbólicas - estrutura de status e papéis - costumes e regras de comportamento, da revolta, divindade, castração, analidade, descanse da mentira vital. Descanse das percepções infantis de onipotência e do castigo a reboque. Descanse da vida “sadia”, mais ou menos imperturbada pela finitude, do medo da vida e da morte, descanse em paz, descance...
___________________________________________________________
Tocaio; Que ou aquele que tem o mesmo nome de outro (falando de pessoas), homónimo.

Nenhum comentário: