quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

So-mente para curiosos 2

So-mente para curiosos 2
Miguel Garcia
Vez por outra, alguém me pergunta: como vai indo Lavras? Na maioria das vezes, segundo meu "julgamento", sem interesse real de ouvir a resposta.
Viver no interior de Minas quando não se é mineiro, viver como um “de fora", conforme a definição que alguns lavrenses utilizam para discriminar “turistas, visitantes, moradores flutuantes e de outros estados, não é bem uma “diversão” pra ninguém, menos ainda “liderando” uma igreja decidida em manter-se cristã em sua essência e atuação, cristã, não necessariamente “evangélica”.
Não raras vezes, um embate terrível se dá contra a esperança de quem deseja salvaguardar o mínimo de integridade no mundo de hoje - manter-se humilde, responsável, pensante e aberto, uma vez que me parece inconcebível que o mistério caiba no vão de conceitos fixos e acabados. Conclui que uma fé que deseja ser adulta apoia-se no realismo, sendo que o mesmo exige não menos do que o máximo da estrutura de alguém, por vezes, que se beba o cálice amargo do anonimato, descaso, traição, ingratidão, rejeição, abandono, difamação e por fim a pena máxima e capital do mercado: não consumo e descarte (o futuro dos usados).
Nossa esperança é levarmos a bom termo aquilo a que nos propusemos no exercício pleno de nossa liberdade e militância em prol do Reino de Deus, afirmados e apoiados que estamos na graça e amor incondicionais do Deus Emanuel.
Se você é uma dessas pessoas curiosas para saber 'com vai indo Lavras' - como são as “coisas” no Sur de Mins – a lógica predominante que impulsiona: se você quer uma chave que abra a porteira para a compreensão do espírito da mineiridade, eu recomendaria o filme DOG VILLE, do genial cineasta dinamarquês Lars Von Trier. Quem sabe mergulhando de cabeça na percepção compartilhada do real em DOG VILLE, buscando saberes e significados na transparência dessa importante obra de arte, quem sabe um “encontro”, ou até um “reencontro” com o Tom e com Grace de cada um de nós produza a Fiat lux, quem sabe a conduta dos desesperados habitantes de DOG VILLE, revele algo que ajude na compreensão do mistério que insiste em pairar sobre a mineirice e seus desdobramentos.

Nenhum comentário: