segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mental-idade Canina

Mental-idade Canina Rrrrrr...
Miguel Garcia

A Mentalidade Canina extrapola a condição dos Canis lupus familiaris ou cães domésticos estendendo-se à típica maneira de ser e agir dos religiosos, "indivíduos" esses últimos que, sob certo ponto de vista, até que enxergam bem alguns fatos da vida e da narrativa Bíblica, mas não seus significados. Esse tipo de “gente”, costuma ter razão quando afirmam terem examinado todos os fatos captaveis por sua “canis-lupus”-estrutura, e, em sendo esta a situação, nada mais existi, exceto o significado não percebido na parcial contemplação de realidades inferiores.

Um indivíduo ou grupo de indivíduos com tal estrutura mental, digo, a de um quadrúpede (obstinado) carnívoro (devorador de intervenções sobrenaturais fabulosas), consegue a façanha de ser, no que tange aos dados “objetivos” que eventualmente consiga “enxergar”, não mais do que como um animal – um sub-humano.
Em uma de suas infinitas ilustrações geniais, C. S. Lewis fez um comentário que encaixa-se como uma luva em meu argumento aqui:
“Com certeza, você já notou que a maioria dos cães não compreende quanto você aponta alguma coisa. Apontamos para um pouco de comida no chão: o cão, em vez de olhar para o chão, cheira nosso dedo, nada demais. Em seu mundo, tudo é fato; o significado não existe. Numa época em que predomina o realismo factual, encontramos muita gente que se induz deliberadamente esse tipo de mentalidade canina.”
Infelizmente, segundo o que sou forçado a concluir neste ensaio, a mentalidade canina por fim encerrará logo após fácil captura: "domésticos" ou "selvagens", porta-dores de “pedigree” acadêmico ou simples “vira-latas”–auto-didatas-incompetentes-por-conta-própria, todos, sem exceção, em camaras de angustias, neuroses e terrores sufocantes da "alma" - negatividade existencial, o que considero ob-via-mente um lamentável desperdício.

Concordo com o Giannetti quando ele diz que é difícil saber o que torna alguém mais retrogrado – não conhecer nada exceto o “passado”, ou nada exceto o “presente”.
Não mexe comigo que eu também mordo hein!!! Rrrrrrrr...Auauauau..

Nenhum comentário: