
Miguel Garcia
Janeiro a maio, eis o período mais crítico no combate à Dengue.
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, baseado em dados referentes ao período de janeiro a setembro deste ano, aponta que dos 481.316 casos de dengue notificados no país 43% (206.143) foram registrados em municípios com até 100 mil habitantes, como é o caso de Lavras sul de Minas. Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Roberto Ziulkoski, essa situação se deve a problemas de saneamento nos pequenos municípios e na zona rural.
O levantamento aponta, ainda, que apenas 14% dos casos de dengue ocorrem em municípios com mais de 1 milhão de habitantes e que 27% estão nas cidades que têm de 100 mil a 500 mil habitantes, enquanto aquelas na faixa até de 500 mil a 1 milhão concentram 16% dos casos.
As prefeituras não têm estrutura ou recursos para "um combate mais efetivo".
Talvez alcancemos o ano, o mês, o dia e a hora em que a mensagem de vida e esperança alardeada dentro e fora das "igrejas" do sul de Minas seja:
Lavemos os pratos de plantas e xaxins com bucha para eliminar ovos do mosquito ou troquemos a água por areia molhada nos pratos
- limpemos calhas e lajes
- lavemos bebedouros de animais com bucha, além de trocar a água
- guardemos garrafas vazias com a boca para baixo
- mantenhamos o lixo sempre fechado
- tampemos caixas d'água e poços
Enquanto janeiro não chega pondo um fim à trégua da morte - morte alada e sedenta por sangue, façamos todo o possível pra vivermos bem e amarmos ur-gente-mente, enquanto ainda dispomos de vida,
Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário